Tríxel - Inspeção de Linhas de transmissão > Inspeção > Inspeção de Linhas de Transmissão

Inspeção de Linhas de Transmissão

A inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, além de uma obrigação perante a agência reguladora, é um eficaz meio de mitigar riscos e evitar falhas. Desta forma, a Tríxel tem trabalhado fortemente ao longo dos últimos anos para entregar um conjunto de serviços de alta complexidade que atende com um custo altamente competitivo todo o setor de transmissão.

Sua atuação permite a inspeção e o monitoramento que rastreia e aponta problemas presente e a possibilidade de problemas futuros, permitindo que a concessionária exerça de forma preventiva manutenções com apontamentos georreferenciados.

helicoptero-sobre-linhas-transmissao

O Tríxel linha de transmissão é uma solução completa para o gerenciamento e inspeção de linhas de transmissão.

Desenvolvido em parceria com a CEMIG, o sistema integra hardware e software para aumentar significativamente a segurança em inspeções aéreas, aliando uma riqueza da dados e ferramentas de análise que possibilitam melhorar o processo de planejamento e programação de manutenção em linhas de transmissão.

Utilizando um equipamento próprio e tecnologia de reconstrução tridimensional, o Tríxel LT permite que o levantamento de campo seja realizado com fotografias em alta resolução, sem que os inspetores estejam a bordo da aeronave, que sobrevoa a linha em altitudes muito maiores do que no processo convencional. Em uma segunda etapa, um modelo tridimensional de precisão topográfica é gerado e carregado em um ambiente de realidade virtual onde os inspetores realizam a inspeção, no escritório.

Registro Fotográfico de Alta Resolução

Atualmente, o único registro das condições da infraestrutura e entorno da via é o relatório elaborado pelos técnicos que estavam a bordo do helicóptero, que acompanham a linha for diversas horas, tendo apenas alguns segundos para observar os possíveis problemas.

A adoção do sistema desenvolvido provê um registro fotográfico permanente, que pode ser utilizado em revisões futuras, oferecendo suporte legal para ações relacionadas a invasões na faixa de domínio, além de documentar o cumprimento das obrigações de limpeza e manutenção de faixa.

Maior altitude de voo

Os voos atuais de inspeção e vistoria sobre linhas de transmissão são intrinsecamente perigosos, devido à necessidade de se operar em baixas altitudes, o que diminui o a janela de tempo disponível para o piloto reagir em caso de problema na aeronave, realizando manobras ou um pouso de emergência. Outro risco associado com o procedimento atual é a grande proximidade necessária para a inspeção visual dos elementos condutores, tal proximidade faz com que mudanças nos ventos possam levar a aeronave à colisão com as torres ou fios.

Adotar o sistema Tríxel Linha de Transmissão trará segurança às equipes de inspeção de linha.

O voo de inspeção hoje é feito com uma equipe de especialistas a bordo de um helicóptero, sobrevoando a linha de transmissão por horas enquanto buscam diversos problemas em um ambiente estressante e de comunicação difícil.

Aplicando o sistema desenvolvido, o levantamento de campo seria realizado apenas pelo piloto, enquanto a equipe de especialistas continuaria a fazer a avaliação, porém no escritório, podendo colaborar mais entre si e avaliar com mais cautela os diversos elementos da linha. Tal mudança diminuiria erros e omissões, fortaleceria o planejamento de manutenção e em última análise diminuiria o número e a severidades de falhas.

Medir distâncias é uma faceta essencial do planejamento de poda de vegetação, assim como o controle de invasões e avaliação de projetos de recapacitação da linha

Atualmente, as medições feitas em campo durante o levantamento aéreo são feitas de maneira imprecisa, não passando de estimativas. Caso exista necessidade de medição precisa, esta é feita no campo com inspeção em solo.

A implementação do sistema proposto traz a reconstrução 3D topográfica das torres, condutores e entornos da via, o que torna possível a realização de medições ponto-a-ponto precisas, além da detecção de possíveis interferências de forma automática. Para a contratante isso se traduz em mais ferramentas para reduzir custos em diversas frentes, como poda de vegetação, levantamento de dados para projetos de recapacitação e acompanhamento dos elementos condutores (Através da avaliação da catenária)

A periodicidade das inspeções (semestrais ou anuais) oferece uma riqueza de informações que pode ser melhor aproveitado. Como já citado, no modelo atual, o único registro das condições da via é o relatório de inspeção, baseado apenas no que o funcionário conseguiu ver em uma breve janela de oportunidade. A detecção de um novo problema levanta a questão: Esse problema é realmente novo ou ano passado já existia e passou despercebido?

Combinando o registro fotográfico permanente e de alta resolução com a modelagem 3D de precisão topográfica, o sistema permite a comparação temporal, possibilitando acompanhar, por exemplo, a evolução de uma erosão ou vossorocamento, o crescimento de vegetação, a durabilidade dos isoladores entre outros componentes. Essa informação possibilitará a elaboração de planos de manutenção mais eficientes, aumentando a segurança e prevenindo falhas no sistema.